Resenha : "Resposta Certa" , de David Nicholls

Resposta Certa
Autor:
David Nicholls
Editora: Intrínseca
Sinopse:
O ano é 1985. Brian Jackson, com uma bolsa de estudos e ótimas notas, acaba de entrar para a universidade. E parece que finalmente conseguirá realizar um antigo sonho: aparecer em um popular programa de perguntas e respostas na televisão, onde poderá demonstrar todo o seu repertório de cultura geral. Após entrar para a equipe da faculdade e passar pela fase classificatória, Brian se prepara para seu primeiro embate televisivo, ao mesmo tempo em que se vê apaixonado por uma de suas colegas de time: a linda, inteligente e assustadoramente elegante Alice Harbinson. Quando Alice se recusa a ceder aos encantos ligeiramente ansiosos de Brian, ele aparece com um plano infalível para conquistar o coração de sua amada de uma vez por todas. Ele vai ganhar o jogo. A qualquer custo. Porque, afinal, todos sabem que o que uma mulher realmente procura em um homem é uma vasta gama de conhecimentos gerais... 


"Como se decepcionar em 352 páginas " deveria ser o nome desse livro.Ok,talvez eu esteja sendo meio radical nisso. "Como se decepcionar até a parte 2 do livro e perdoar o autor depois da parte 2" . Pronto,agora está bem melhor.
Brian Jackson ao mesmo tempo é e não é um típico jovem adulto dos anos 80.Ele saí para beber com seus amigos,vai para a faculdade cursar Literatura Inglesa e fica caidinho ( é sério essa gíria? ) pela menina mais rica,linda e loira dali.Além disso,para provar que não é um inútil qualquer,entra para o "Desafio Universitário",um game-show de perguntas e respostas onde só esses mais nerds ,que sabem um pouco ( ou um tanto ) sobre tudo entram e participam.Brian só não esperava que a faculdade fosse totalmente ao contrário.
Veja bem,é um livro legal de ler.Mais ou menos.
Conta sobre a vida "pós-adolescência" do menino,suas paixonites,suas esquisitices ( porque vamos combinar,quem sabe em qual ano todos os presidentes dos EUA nasceram,não é muito bom da cabeça ),suas roupas de vovô e seus ataques de vômito duas vezes a cada quatro dias.O problema que David Nicholls teve na construção da história foi o que eu chamo de "entupimento de linguiça" ,porque chega a um ponto em que você só quer continuar lendo para ver se o próximo vômito de Brian irá ser em sua casa ou na rua mesmo.Bem arrastada a leitura.
Sobre as personagens,outro probleminha.Não consegui simpatizar nem com Brian,o principal,e muito menos com Alice,sua paixão da faculdade,loira e linda.Ambos muito chatinhos e cheios de não me toque,além das citações que você só entende se gostar muito de literatura europeia.Acho que os únicos personagens que realmente me entreteram foram seu melhor amigo barra pesada ( e as gírias anos 80 vão rolando soltas ) ,Spencer,e sua amiga anticomunista da faculdade,Rebecca.Os dois são muito divertidos e realmente bem montados,sem falhas na personalidade ou na história.Esses dois valeram a leitura.
Falando nisso,a leitura foi boa por duas coisas : as perguntas e respostas no início de cada capítulo que,se bem interpretadas,você já saberia em parte como seria o "astral" do capítulo;os últimos três capítulos,que são a conclusão da história junto aos fatos decorrentes do "Desafio Universitário" .Muito bem humorados e inteligentes,esses três capítulos me fizeram guardar o livro na estante e conter meu desejo de enfiá-lo dentro da gaveta.Eles somados à capa,que eu achei super divertida e cômica ,bem diferente do livro,então.O que me leva a pensar em um velho ditado, "Não julgue o livro pela capa".
Um livro que tem tudo pra ser divertido e legal,mas que só acontece no final,com personagens não-tão carismáticos e cerveja seguida de vômito;muita cerveja e vômito.Esse é o "Resposta Certa",de David Nicholls.E,se serve de consolo,ele foi escrito 6 anos antes do lindo,maravilhoso e chorante "Um Dia",do mesmo autor.Ou seja,David,você está perdoado ,rs .

Nenhum comentário:

Postar um comentário