Seu livro




 Eu gosto de livros porque você não precisa fingir que sabe tudo o que está a ponto de ler.Afinal,você realmente não sabe o que está a ponto de ler.E quando chega na página 20,ou no segundo capítulo,conhecendo ou não a personagem principal,vem o momento em que você decide se vai até o fim,até a metade do livro ou até a pagina seguinte.Porque quem gosta de livros – de verdade- não se contenta em parar e marcar no capítulo certinho.Simplesmente não dá para desviar os olhos e não espiar as primeiras linhas – e porque não a página inteira? – e ir dormir sem a sensação de desespero.É essencial.

Quem gosta dos livros não os deixa em casa.Leva na bolsa e ,muitas vezes,não vai dar tempo de ler muita coisa se você estiver no meio do cinema ou...Bem,essa é a única situação em que eu não vejo alguém tentando ler.É,talvez seja um exagero logístico,mas atire a primeira pedra aquele que nunca leu no ônibus,carro e metro (ou na mesa de jantar,quem sabe?).Já perdi a hora por querer saber se Capitu havia mesmo traído ou não.

Sabe aquela sensação de sentar, abrir seu livro e voltar para a fantasia por alguns minutos?Aquela sensação,em que até o vento aparece para te assistir lendo.E então a personagem engraçada solta uma fala daquelas,que você chega até a imaginar “como não pensei nisso antes?”,e conter um sorriso parece impossível.Te olham de lado como se fossem uma maluca desprovida de cérebro;você contente incomoda as pessoas.

Então chega o fim e ,mesmo querendo continuar aquela história,chegou a hora de parar.Agente fica querendo mil outras continuações,para contar o que foi feita da vida das personagens ,depois daquele último ponto final.Mas agente também sabe que nem todo livro merece um segundo ou terceiro volume.Tem história que cabe entre duas capas e só,não necessita de um segundo paralelo.Tem história que te surpreende em 400 páginas e assim basta.E você nem liga.

Abri o livro mais próximo à mim ,em uma página aleatória,e li a primeira frase:
“Amanhã,meu dia será melhor que o de hoje;e muito melhor que o de ontem.”
Então percebi,com um sorriso no rosto,que esse livro era o meu.Assim mesmo,escrito por todos que passaram pela minha vida,e aberto no capítulo de preces e orações.Volume único.
Porque quem gosta mesmo de livros – de verdade – sabe apreciar uma boa história quando vê uma.Imagina ,então,quando está vivendo uma?

Um comentário:

  1. Oi, Gabi! Posso te chamar assim?
    Essa relação com nossos livros é muito especial mesmo. Sempre procuro nos meus uma fuga da realidade, sabe quando tá tudo péssimo? Aí você começa a ler uma história e quando se dá conta se esqueceu da sua por algumas horas. Rsrs.
    Adorei seu blog e te indiquei num meme no meu, caso você queira responder! ;)
    http://sarahzinato.blogspot.com.br/2013/03/tag-conhecendo-o-blog.html#.UTft6VfNn9k

    Beijinho ^^

    ResponderExcluir